Quem Somos

MISSÃO

Educar num espaço alargado: ensino, cultura e recreio


VALORES

Rigor

Excelência

Inovação

Sustentabilidade

Igualdade


HISTÓRIA

O início


Areal Editores, SA foi fundada em 10 de setembro de 1984, na cabeça e pela mão de uma arquiteta, uma mulher, Zita Areal.

A localização escolhida para a primeira sede da empresa foi uma zona comercial no coração da cidade do Porto, mais concretamente na Avenida da Boavista.

Inicialmente, a empresa concentrou toda a sua atenção e energia na produção, publicação e comercialização de manuais escolares.

Atualmente, Areal Editores é uma das três maiores editoras escolares do País.


A expansão


Mas chegar até aqui, chegar à classificação de uma editora escolar de referência, foi um processo longo, um percurso cheio de desafios e de dificuldades, superados sempre com muito trabalho.

Nesta fase de expansão são facilmente identificados três estádios evolutivos muito distintos:

1. Fundação e implantação no mercado (1984-1988)

Neste período, os objetivos principais da empresa foram:

a) obter um conhecimento profundo do mercado do manual escolar, recorrendo a um conjunto selecionado de especialistas nesta área, para melhor enquadrar a atividade da empresa junto dos seus parceiros preferenciais: as escolas, os professores e, fundamentalmente, os alunos;


b) selecionar um conjunto de autores que, pela sua competência, garantissem padrões de elevada qualidade nos manuais escolares que a Editora publicava;


c) criar uma rede de distribuidores que permitisse à empresa colocar os seus produtos na totalidade do território nacional.


2. Início do Departamento de Material Didático e reforço da posição no mercado de manuais escolares (1988-2001)


Este período caracterizou-se por um crescimento rápido da atividade da empresa, com investimentos significativos destinados a dotar a empresa dos recursos humanos e dos meios técnicos, tecnológicos e logísticos que permitissem adquirir maior autonomia em todas as fases de produção, divulgação e distribuição do manual escolar.

Em 1990, Areal Editores deu início a uma nova área de negócio, o Departamento de Material Didático, destinado à comercialização de um vasto conjunto de equipamentos e materiais didáticos de elevada qualidade.

Esta nova área de negócio permitiu-nos construir e consolidar uma sólida imagem de referência nesta área de mercado, inicialmente no Norte e Centro do País, com posterior generalização à totalidade do território nacional.


3. Alteração na estrutura acionista (2001 até ao presente)


Em 2001 Areal Editores passou a fazer parte do Grupo Porto Editora, o maior grupo editorial português, líder nacional, também, na produção de conteúdos multimédia.

A integração neste Grupo Editorial permitiu-nos iniciar um conjunto de novos investimentos destinados a preparar uma nova fase da evolução da empresa, entre os quais destacamos, em 2005, a criação de uma nova área de negócio ao nível do material didático, inteiramente dedicada a equipamentos interativos e, em 2007, a criação de um novo departamento, diretamente ligado ao departamento de produção editorial, direcionado para a produção, gestão e disponibilização de conteúdos educativos digitais.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK