O Pólo de Excelência
Caminhos para a Avaliação do Desempenho Docente
ISBN:
978-989-647-173-6
Edição/reimpressão:
05-2010
Editor:
Areal Editores
Código:
01164
Coleção:
Saberes Plurais
ver detalhes do produto
SINOPSE
A avaliação do desempenho docente está na ordem do dia da agenda política. Apesar de se tratar de uma temática complexa e geradora de tensões e apresentar os problemas inerentes a qualquer dispositivo de avaliação, não poderão escamotear-se, sob o manto da "tecnicidade", as questões que reclamam, afinal, sobre o próprio "sentido" do ato de avaliar um professor:
- Que lógicas de regulação da atividade do docente e de construção da sua profissionalidade?
- Como é que a avaliação se pode constituir como um projeto emancipatório, no qual avaliar signifique ser sujeito e não sujeitar-se?
- Como conceptualizar a avaliação do desempenho docente numa zona de resistência às "posturas de controlo"?
- Como situar a própria avaliação do desempenho docente num projeto de identidade profissional, marcado pelos territórios densos da partilha, da sociabilidade e do "reconhecimento"?
Com a colaboração de vários especialistas nacionais e internacionais, esta obra esforça-se por problematizar, argumentar e clarificar este conjunto de questões decisivas para a melhoria da qualidade dos sistemas educativos, em geral, e para o desenvolvimento profissional dos professores, em particular, discutindo modelos, posturas e conexões entre as suas fases e facetas.
- Que lógicas de regulação da atividade do docente e de construção da sua profissionalidade?
- Como é que a avaliação se pode constituir como um projeto emancipatório, no qual avaliar signifique ser sujeito e não sujeitar-se?
- Como conceptualizar a avaliação do desempenho docente numa zona de resistência às "posturas de controlo"?
- Como situar a própria avaliação do desempenho docente num projeto de identidade profissional, marcado pelos territórios densos da partilha, da sociabilidade e do "reconhecimento"?
Com a colaboração de vários especialistas nacionais e internacionais, esta obra esforça-se por problematizar, argumentar e clarificar este conjunto de questões decisivas para a melhoria da qualidade dos sistemas educativos, em geral, e para o desenvolvimento profissional dos professores, em particular, discutindo modelos, posturas e conexões entre as suas fases e facetas.
Ver Mais
DETALHES DO PRODUTO
O Pólo de Excelência
ISBN:
978-989-647-173-6
Edição/reimpressão:
05-2010
Editor:
Areal Editores
Código:
01164
Coleção:
Saberes Plurais
Idioma:
Português
Dimensões:
167 x 248 x 9 mm
Encadernação:
Capa integral
Páginas:
112
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
COMENTÁRIOS DOS LEITORES