O que é o Sistema de Aprendizagem LEGO®?
O LEGO® Learning System é um sistema de aprendizagem escalável, inclusivo e adaptável que está a transformar a maneira como os educadores ensinam e como as crianças aprendem.
Alunos preparados para o futuro com competências STEAM e do século 21!
Os alunos tornam-se confiantes e curiosos desenvolvendo competências STEAM, de forma lúdica e prática.
Cresce à medida que crescem
Conceitos abstratos tornam-se tangíveis, permitindo que os alunos passem de explorações simples a desafios cada vez mais complexos, dando resposta a problemas cada vez mais exigentes do mundo real.hands-on e o Learning Through Play no site da LEGO® Foundation.
Fácil implementação
Oferece um design escalável, facilitando a implementação na sala de aula, escola ou agrupamento.
A importância das experiências de construção “hands-on” na aprendizagem
A falta de confiança dificulta o processo de aprendizagem dos alunos. Para construir confiança e melhorar os resultados educacionais que preparam os alunos para o futuro precisamos de aprendizagem hands-on.
A construção hands-on e as oportunidades para explorar e aproveitar esta ligação entre ação e cognição oferecem aos alunos experiências importantes, contextualizadas e multimodais com o conteúdo, à medida que vão construindo a sua memória e conhecimento.
Um ensino efetivo deve basear-se no facto de que a forma natural de perceber o mundo é através de experiências e explorações físicas.
Conheça aqui melhor a metodologia hands-on e o Learning Through Play no site da LEGO® Foundation.
A importância da CONFIANÇA na aprendizagem dos seus alunos
THE HARRIS POLL, empresa americana de pesquisas de mercado, realizou para a LEGO® Education, em 2019, um estudo com o objetivo de entender a importância que a CONFIANÇA desempenha na aprendizagem.
Este estudo envolveu 5002 alunos, 5001 encarregados de educação e 1152 professores. Aqui estão alguns resultados deste estudo:
Os alunos sentem falta de CONFIANÇA na escola, especialmente nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)
Apenas 17% dos alunos sentem-se confiantes nas áreas STEAM
Apenas 36% dos professores consideram que os alunos são mais confiantes agora do que eram há 5 anos
Apenas 30% dos pais afirmam que os seus filhos têm mais confiança que os restantes colegas da turma
Os professores concordam que a falta de confiança dos alunos prejudica a aprendizagem
76% dos professores reconhecem que a ansiedade e falta de confiança dificulta a aprendizagem
51% dos alunos afirmam que sentem ansiedade quando experimentam fazer algo diferente na escola
47% dos alunos dizem que evitam atividades onde tenham falhado anteriormente
A aprendizagem “hands-on” é fundamental para recuperar a CONFIANÇA dos alunos
95% dos professores afirmam que a aprendizagem hands-on ajuda a construir a CONFIANÇA nos alunos
93% dos pais acreditam que a aprendizagem hands-on é a melhor forma dos alunos reterem os conhecimentos adquiridos
89% dos alunos sentem que aprendem muito mais quando trabalham em projetos hands-on
9 em cada 10 professores dizem que os alunos precisam de aprender que errar faz parte do processo de construção de CONFIANÇA
Apenas 40% dos professores afirmam ter tempo para dinamizar aulas hands-on
41% dos professores reconhecem que a sua escola não tem materiais para trabalhar hands-on
91% dos professores gostariam de dinamizar mais aulas hands-on
As áreas STEAM são cruciais para a empregabilidade futura dos alunos
81% dos pais gostariam que os seus filhos adquirissem competências mais atuais como programação
79% dos professores questionam se os alunos estarão a desenvolver as competências necessárias para o mundo atual
77% dos professores defendem que a confiança para as áreas STEAM se desenvolve através de trabalho colaborativo hands-on
Os alunos mais confiantes nas áreas STEAM também são mais confiantes nas restantes disciplinas e são menos propensos a sentir ansiedade em novas situações
82% dos alunos confiantes nas áreas STEAM sentem-se confiantes todos os dias na escola
75% dos alunos confiantes nas áreas STEAM sentem mais confiança nas suas competências que os restantes alunos
45% dos alunos confiantes nas áreas STEAM sentem-se nervosos em novas situações
Link para fazer download integral do documento aqui.
Formação certificada Lego® Education Academy
As FORMAÇÕES CERTIFICADAS LEGO® EDUCATION ACADEMY são dirigidas a Educadores e Professores e são dinamizadas por um FORMADOR CERTIFICADO LEGO® EDUCATION ACADEMY. Têm a duração de 6 horas e podem ser dinamizadas na sua escola. Os participantes recebem um Certificado de Participação da LEGO® Education Academy.
Conheça aqui o folheto.
SHOWROOM AREAL EDITORES
Venha conhecer o nosso Showroom onde dispomos dos equipamentos e soluções pedagógicas mais inovadoras, assim como do mobiliário mais adequado para a sua sala de aula.
LEGO® Education Continuum – Aprendizagem para todas as idades
A LEGO® Education oferece uma vasta gama de recursos educacionais hands-on que incentivam os alunos a pensar criativamente, raciocinar sistematicamente e libertar todo o seu potencial para criar o seu próprio futuro, enquanto se divertem e desenvolvem competencias nas áreas STEAM.
Há algo de mágico em colocar LEGO nas mãos das crianças. Desperta e abre a imaginação delas para o início da sua jornada STEAM. As soluções LEGO® Education são a maneira perfeita de levar as crianças em idade pré-escolar pelas cinco áreas principais de aprendizagem, fundamentais para o desenvolvimento da primeira infância (Exploração Criativa; Desenvolvimento Social e Emocional; Compreender o Mundo; Domínio da Matemática e Ciências; Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) ensinando-lhes competências para preparem-se para a escola.
- As soluções LEGO® Education são relevantes à luz das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pois abrangem as principais áreas da aprendizagem.
- Preparam as crianças para o 1º Ciclo do Ensino Básico e para a aprendizagem ao longo da vida.
- Todas as peças e elementos são da melhor qualidade, durabilidade e seguros para o manuseamento das crianças.
Saiba como melhor preparar as crianças para a escola e para a vida com soluções de aprendizagem criativas e inovadoras visitando o site LEGO® Education.
As soluções LEGO® Education para o 1º ciclo do Ensino Básico oferecem as experiências hands-on e envolventes que os alunos precisam para explorar os principais conceitos de STEM e vinculá-los ao fenômeno da vida real.
As peças LEGO®, as ferramentas de programação e os planos de aulas de apoio para os professores despertam a curiosidade natural dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades essenciais de comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico de uma maneira divertida e emocionante. Soluções táteis e flexíveis crescem com os alunos à medida que resolvem problemas e descobrem como a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática afetam sua vida cotidiana.
Saiba mais sobre as competências para o século XXI no site da LEGO® Education.
Poupe tempo ao planear as suas aulas STEM e, ao mesmo tempo, ofereça aos alunos a inspiração, as ferramentas e o conhecimento para explorar a programação de forma autónoma.
Projete, construa, programe e teste robôs que podem concluir tarefas complexas como registar dados ao vivo, responder a mudanças ambientais e muito mais.
O LEGO®MINDSTORMS e o SPIKE™ Prime ajudam a dar vida à tecnologia, ciência e programação com a aprendizagem hands-on em projetos STEM, usando as melhores soluções de robótica desta categoria. O único limite é a imaginação dos seus alunos.
Conheça as melhores experiências hands-on que estimulam a comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico no site da LEGO® Education.