Área de Integração 9.1 - Ensino Profissional
Os fins e os meios: que Ética para vida humana?
ISBN:
978-989-647-522-2
Edição/reimpressão:
01-2023
Editor:
Areal Editores
Código:
01466
ver detalhes do produto
SINOPSE
Esta série de livros destina-se às aulas de Área de Integração, no âmbito dos currículos de formação de nível 3 do Ensino Profissional. Cada título corresponde a um dos 27 temas-problema que constituem o programa da disciplina, o que permite proceder à sua articulação de forma totalmente flexível e personalizada na organização dos 6 módulos que devem constituir a totalidade dos 3 anos de formação.
Síntese dos objetivos de aprendizagem do tema-problema Os fins e os meios: que ética para a vida humana?, que integra a unidade 9. A descoberta da crítica: o universo dos valores:
> Reconhecer a determinação da vida humana - pessoal e social - por valores: a diversidade cultural como indutora da diversidade de valores; a ideia de Ética.
> Refletir sobre alguns suportes éticos da vida contemporânea: sujeito - outros; sujeito - instituições; sujeito - Natureza e Vida.
> Explicar a emergência do conceito de democracia na Pólis grega: o lugar da ordem humana e da moral da cidadania; o mundo dessacralizante; a polivalência da palavra (o seu valor simbólico e de suporte de argumentação).
> Identificar a Lei como produto da relação do Homem com o divino (as teocracias) e as instituições sociais (a normatividade sufragada).
> Contactar com momentos históricos decisivos para a construção ético-política da sociedade ocidental: a Revolução Francesa e a doutrina do Contrato Social; a Carta da Independência dos Estados Unidos; os movimentos utopistas do séc. XIX; os movimentos laborais e de defesa dos cidadãos, a partir do séc. XIX.
> Problematizar modelos sociais variados que coexistem na sociedade contemporânea.
> Compreender como a complexificação das sociedades traz consigo a complexificação do sentido de liberdade.
Síntese dos objetivos de aprendizagem do tema-problema Os fins e os meios: que ética para a vida humana?, que integra a unidade 9. A descoberta da crítica: o universo dos valores:
> Reconhecer a determinação da vida humana - pessoal e social - por valores: a diversidade cultural como indutora da diversidade de valores; a ideia de Ética.
> Refletir sobre alguns suportes éticos da vida contemporânea: sujeito - outros; sujeito - instituições; sujeito - Natureza e Vida.
> Explicar a emergência do conceito de democracia na Pólis grega: o lugar da ordem humana e da moral da cidadania; o mundo dessacralizante; a polivalência da palavra (o seu valor simbólico e de suporte de argumentação).
> Identificar a Lei como produto da relação do Homem com o divino (as teocracias) e as instituições sociais (a normatividade sufragada).
> Contactar com momentos históricos decisivos para a construção ético-política da sociedade ocidental: a Revolução Francesa e a doutrina do Contrato Social; a Carta da Independência dos Estados Unidos; os movimentos utopistas do séc. XIX; os movimentos laborais e de defesa dos cidadãos, a partir do séc. XIX.
> Problematizar modelos sociais variados que coexistem na sociedade contemporânea.
> Compreender como a complexificação das sociedades traz consigo a complexificação do sentido de liberdade.
Ver Mais
DETALHES DO PRODUTO
Área de Integração 9.1 - Ensino Profissional
ISBN:
978-989-647-522-2
Edição/reimpressão:
01-2023
Editor:
Areal Editores
Código:
01466
Idioma:
Português
Dimensões:
198 x 273 x 3 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
32
Tipo de Produto:
Escolar
Classificação Temática:
Ensino > Livros Escolares > Ensino Profissional > Área de Integração
Coloque a sua recomendação
Área de Integração 9.1 - Ensino Profissional
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.